PERNAMBUCO RÁDIO WEB

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mais uma Viagem de Sucesso

A nossa escola mais uma vez proporcionou aos alunos um dia maravilhoso de descobertas, de divertimento, de aprendizagem, de alegria, de integração entre professores e alunos.

Sob a coordenação do professores Cícera, Edilson, Maria José, Rosení e Ricardo, os alunos visitaram três destinos: Marco Zero, Sítio Histórico de Olinda e Instituto Ricardo Brennand.


Nossa Primeira Parada: Marco Zero - Bairro do Recife

Recife é um bairro da cidade do Recife, correspondente ao centro histórico conhecido como o Recife Antigo. Em seu ponto mais oriental, no porto, situa-se a Praça Rio Branco – o Marco Zero, margeada pelo Oceano Atlântico.

Recife foi o bairro que deu origem à cidade, o bairro do Recife surgiu em fins da primeira metade do século XVI. O ponto de origem da povoação foi um porto, construído para escoar pau Brasil e os produtos da atividade agro-açucareira de Olinda, então capital pernambucana. Instalado o porto, em seguida houve a necessidade de construir depósitos para armazenar as mercadorias, também foram erguidas as casas para servir como residências dos trabalhados portuários e, assim, nasceu a comunidade.


A parada foi rápida no Marco Zero, o suficiente dar um gosto de voltar para um passeio de catamarã, que faremos em breve. Seguimos pelo cais de Recife, passando pela Cruz Cabugá, passando pelo Complexo de Salgadinho, chegando nossa segunda parada:

O Centro Histórico de Olinda – Alto da Sé

O Centro Histórico de Olinda abrange a área histórica do município brasileiro de Olinda, no estado de Pernambuco. Quase um terço da área total do município é tombado pelo patrimônio histórico. A preservação desse sítio histórico começou na década de 1930, quando os principais monumentos foram tombados. A partir daí foram promovidas várias ações no sentido de preservar todo o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município. O sítio foi declarado, em 1980, Monumento Nacional, pelo Congresso Nacional, e, em 1982, reconhecido como patrimônio mundial pela UNESCO.


Saindo de Olinda, partimos para o Horto de Dois Irmãos e lá almoçamos. De lá pegamos a BR 101 em direção ao Bairro da Várzea, chegando ao nosso terceiro destino:

IRB – Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea. É uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand. O instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por museu, pinacoteca e biblioteca, circundados por um vasto parque.

Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XX[3], com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção mundial de pinturas de Frans Post.

O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3.000 peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XIX. A biblioteca do instituto possui 20.000 volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário