PERNAMBUCO RÁDIO WEB

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

IMAGENS DA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO SEGUNDA GUERRA MUNDIAL















MAIS UM PROJETO BACANA DESENVOLVIDO PELA NOSSA ESCOLA, ENVOLVENDO OS ALUNOS DO 9º ANO - FORMANDOS 2011.

PARABÉNS AOS ALUNOS PELA PARTICIPAÇÃO!

NOSSOS AGRADECIMENTOS AO AMIGO RAMON FERRAZ PELA PALESTRA E PELAS PEÇAS QUE FORMARAM A EXPOSIÇÃO.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

I EXPOSIÇÃO SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL





Gente,

Amanhã, sexta-feira 19 de Agosto, acontecerá Primeira Exposição sobre a Segunda Guerra Mundial promovido pela Escola Cônego Eugênio Vilanova - ECEV, a partir das 13:00 horas. Durante a exposição de fotos, jornais, revistas e objetos relacionados com a Segunda Guerra, os alunos do 9º ano irão participar de uma palestra que será realizada por um gravataense residente em Berlin, há quatro anos, Ramon Ferraz.

Na ocasião Ramon irá apresentar uma série de vídeos (curtas) sobre diversas regiões da Alemanha atingidas pela guerra. Todo o acervo da exposição pensada em conjunto com o professor Ricardo Vieira, pertence a coleção do palestrante. 

Convidamos a todos os alunos interessados, a visitarem a nossa escola e conhecer a exposição e ouvir um pouco de relatos de um brasileiro que vive em terras antes pisadas por Nazistas. Nossa proposta é fazer um grande debate sobre os efeitos da guerra na vida da humanidade, discutindo temas como Nazismo, Neo-nazismo, extermínio de Judeus, etc.

Além disso, haverá uma sessão de cinema destinados aos alunos e pessoas interessadas em discutir todos esses temas. A sessão marcará a reabertura do Art Cine, idealizado pelo nosso palestrante, que será realizada às 19:30 h. O Art Cine fica localizado na Rua Isaltino Borges, 85, na mesma calçada da Secretaria de Saúde.

Maiores Informações:

Tel: 81 - 9601 3373.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

FESTA DO ESTUDANTE 2011 - ECEV NA BALADA

NOSSA ESCOLA PROPORCIONOU UMA TARDE COM MUITA MÚSICA E ALEGRIA EM HOMENAGEM AO DIA DO ESTUDANTE, NAS DEPENDÊNCIAS DO CDG. VEJAM AS IMAGENS:


                                           
                                               

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mais uma Viagem de Sucesso

A nossa escola mais uma vez proporcionou aos alunos um dia maravilhoso de descobertas, de divertimento, de aprendizagem, de alegria, de integração entre professores e alunos.

Sob a coordenação do professores Cícera, Edilson, Maria José, Rosení e Ricardo, os alunos visitaram três destinos: Marco Zero, Sítio Histórico de Olinda e Instituto Ricardo Brennand.


Nossa Primeira Parada: Marco Zero - Bairro do Recife

Recife é um bairro da cidade do Recife, correspondente ao centro histórico conhecido como o Recife Antigo. Em seu ponto mais oriental, no porto, situa-se a Praça Rio Branco – o Marco Zero, margeada pelo Oceano Atlântico.

Recife foi o bairro que deu origem à cidade, o bairro do Recife surgiu em fins da primeira metade do século XVI. O ponto de origem da povoação foi um porto, construído para escoar pau Brasil e os produtos da atividade agro-açucareira de Olinda, então capital pernambucana. Instalado o porto, em seguida houve a necessidade de construir depósitos para armazenar as mercadorias, também foram erguidas as casas para servir como residências dos trabalhados portuários e, assim, nasceu a comunidade.


A parada foi rápida no Marco Zero, o suficiente dar um gosto de voltar para um passeio de catamarã, que faremos em breve. Seguimos pelo cais de Recife, passando pela Cruz Cabugá, passando pelo Complexo de Salgadinho, chegando nossa segunda parada:

O Centro Histórico de Olinda – Alto da Sé

O Centro Histórico de Olinda abrange a área histórica do município brasileiro de Olinda, no estado de Pernambuco. Quase um terço da área total do município é tombado pelo patrimônio histórico. A preservação desse sítio histórico começou na década de 1930, quando os principais monumentos foram tombados. A partir daí foram promovidas várias ações no sentido de preservar todo o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município. O sítio foi declarado, em 1980, Monumento Nacional, pelo Congresso Nacional, e, em 1982, reconhecido como patrimônio mundial pela UNESCO.


Saindo de Olinda, partimos para o Horto de Dois Irmãos e lá almoçamos. De lá pegamos a BR 101 em direção ao Bairro da Várzea, chegando ao nosso terceiro destino:

IRB – Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea. É uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand. O instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por museu, pinacoteca e biblioteca, circundados por um vasto parque.

Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XX[3], com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção mundial de pinturas de Frans Post.

O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3.000 peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XIX. A biblioteca do instituto possui 20.000 volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras.


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ACESSEM OS LINKS E CONHEÇAM AS AÇÕES DO PROJETO A COR DA CULTURA 2011

LINK 01: PROJETO EDUCACIONAL "A CULTURA AFRO"
LINK 02: APRESENTAÇÃO DO PROJETO "A COR DA CULTURA" PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ECEV


http://www.youtube.com/watch?v=2SX0mhpAR1E




http://www.youtube.com/watch?v=_HCN0p9-34Y

DE GRAVATÁ PARA LONDRINA



Atletas de 35 escolas da rede pública e privada de todo o Estado se encontraram para a fase final dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), neste sábado e domingo (6 e 7), no Recife. A competição envolveu as modalidades individuais, masculino e feminino, nas categorias infantil e mirim. Estavam em disputa as provas em atletismo, natação, judô, takwondô, ciclismo, tênis de mesa, badmington e xadrez.


ESSE PRIMEIRO LUGAR É NOSSO!


O Colégio Santos Dumont recebeu a maioria das disputas. O centro sediou as provas de atletismo - na despedida oficial da pista -, natação e badmington, que é uma das modalidades que vem sendo estimuladas pelo Comitê Olímpico Brasileiro a fim de formatar uma seleção para a disputa das Olimpíadas do Rio 2016.

O ciclismo foi um dos destaques, com a prova de rua, no domingo. A prova foi realizada na Rua da Aurora, no centro do Recife. A nossa escola participou da modalidade com o aluno Lucivaldo do 9º ano, que enfrentou alunos experientes, inclusive competindo com atletas do triathlon pernambucano.


LUCIVALDO SILVA
1º LUGAR CICLISMO


E para nossa surpresa e alegria, Lucivaldo foi o campeão da sua categoria. COM A AJUDA DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO Maria da Paz e sua Adjunta Professora Maía, o APOIO DO PREFEITO Ozano Brito, com incentivo do Professor Hamilton (seu técnico) e a assistência da direção escolar (LEIDE E CLEIDE), nosso aluno subiu a parte mais alta do pódio, conquistando o direito de representar Pernambuco no Brasileiro que irá ser realizado em Londrina, no Paraná, no final do ano.


PROFESSOR HAMILTON

domingo, 7 de agosto de 2011

"O veneno esta na mesa"

Gente,

Vale a pena conferir!
Seguem os links do filme-documentário "O veneno esta na mesa", do cineasta Silvio Tendler. Denuncia a problemática causada pelos agrotóxicos, no Brasil e no mundo, e faz parte de um conjunto de materiais elaborados pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.






Parte - 4 http://www.youtube.com/watch?v=AdD3VPCXWJA&feature=related

Drogas: Como evitar que seus filhos a adotem



A família é o primeiro grupo significativo a que pertencemos e talvez o mais importante. Através dela, o indivíduo desenvolve o seu sistema de valores, crenças e atitudes.

Nas últimas décadas ocorreram intensas mudanças no comportamento social e sexual, o que leva muitos pais a se sentirem inseguros quanto a proposta ideal de educação. Por outro lado, esta insegurança foi reforçada por algumas correntes da psicologia que preconizam a liberdade excessiva.

Os pais não encontram um referencial na educação que receberam, as vezes diferente e mais repressora do que a praticada hoje em dia.

Sentem-se que devem ser liberais e atualizados, mas perdem o rumo ao não estabelecerem limites aos filhos, que precisam de regras justas e adultos com mensagens claras sobre os valores a serem preservados.

Na adolescência, a “Turma” assume o lugar da família. Para ser aceito pelo grupo o jovem pode tentar qualquer desafio, mesmo que este lhe venha a ser prejudicial.

É neste vácuo que as drogas costumam ter sua vez. O quadro abaixo fornece algumas dicas simples e importantes de como os pais podem orientar melhor seus filhos.


ATITUDES NECESSÁRIAS

Falar sempre com o seu filho e ouvir o que ele tem a dizer.

Saber animá-lo quando estiver triste ou deprimido

Dizer-lhe que o ama; beijá-lo e abraça-lo; reforçar a sua auto-estima, elogiando-o por suas realizações e atitudes positivas.

Saber com quem ele anda e quem são seus amigos; saber onde está.

Aproveitar os bons momentos com ele.

Respeitar a privacidade dele e ensiná-lo a respeitar a sua e a dos outros.

Responder às perguntas dele direta e claramente.

Estabelecer limites

Ter autoridade sem ser autoritário

Saber criticar um eventual mau comportamento sem atacar o jovem.

Ensiná-lo a respeitar os direitos e desejos dos outros; discutir os direitos de um indivíduo na sociedade.

Ensiná-lo a melhorar a sua comunidade, especialmente a mais pobre.

Discutir a importância de ser honesto.

Discutir assuntos de interesse do jovem, especialmente sexo e drogas.

Tratar os filhos com justiça, sem mostrar preferência ou ser condescendente com um ou outro.

Compreender que seus filhos são indivíduos únicos, cada um com sua própria personalidade própria.

Mostrar-se coerente com as próprias regras; se o pai ou mãe proíbe o adolescente de ir a uma festa, sem explicar o motivo claramente, mas também ser razoável se o filho apresentar argumentos oposição válidos.

Recompensar o bom comportamento e as notas boas com elogio e algum agrado especial.

O mau comportamento não dever ser tolerado; se ocorrer, impor alguma punição, como a perda de privilégio, evitando a qualquer custo o castigo físico.

Deve-se evitar projetar seus próprios desejos nas vidas de seus filhos: deixe-os serem eles mesmos, orientando-os para a escolha certa sem forçá-los.

Procure incutir-lhe valores ético-morais através da religião de escolha da família, mas sem coerção.


Artigo extraído do jornal da tarde – SP na década de 90
Título: As relações saudáveis entre pais e filhos de autoria da Psicóloga Maria H.B.B


http://www.sonhofeliz.com/DrogasComoEvitarQueSeusFilhosAdotem.html